Paisagismo para arquitetura além da decoração

Apesar de, às vezes, o paisagismo na arquitetura ser usado somente como decoração, ele tem sido um grande aliado para o arquiteto e para as transformações do mundo atual.

Assim, ao se iniciar os projetos de arquitetura, é comum que exista um ponto específico para o paisagismo que, durante muito tempo, tinha sido visto somente como um ponto de decoração na casa.

Mas, você sabia que cada vez mais o paisagismo tem ganhado um espaço maior na arquitetura de ambientes? Isso porque os espaços verdes têm entrado cada vez mais nas casas, já que uma aposta da arquitetura dos últimos anos é o uso das áreas verdes para trazer a sensação de pertencimento da natureza em sua casa.

Ou seja, a aposta em incluir a natureza em sua edificação pode ser um ponto novo para auxiliar essa relação de natureza e cidade.

Então, são diversas maneiras que você pode implementar o paisagismo na arquitetura. 

Se você quer entender como o paisagismo é um grande aliado e como ele pode ser utilizado na arquitetura, esse artigo é para você.

Quais as maneiras que a arquitetura pode aproveitar o paisagismo?

Bem, como já foi dito em outro texto em nosso blog, o sentimento de pertencimento com a natureza está em alta nos últimos anos. Isso porque nos anos pós pandemia, o sentimento de pertencer a natureza tem ficado cada vez mais evidente.

Assim, incluir plantas, gramado e até mesmo árvores em sua edificação tem sido tendências para os projetos. 

A técnica de projetar, planejar, fazer a gestão e a preservação de áreas verdes em edificações tem sido cada vez mais importante para a ambientação e transformação dos cômodos.

Para o projeto ser realizado de maneira correta, o paisagismo deve considerar as características geográficas, hidrográficas, bióticas e humanas no projeto e, desse modo, tentar incluir toda a vegetação e relevo ao projeto de edificação.

Ou seja, não estranhe se nos próximos anos você encontrar residências com paredes verdes de plantas reais, gramados em cantos específicos da casa e até mesmo a inclusão de árvores em áreas de lazer. 

Outro item também que pode ser comum de ser integrado em condomínios ou grandes áreas residenciais são lagos e bosques. Cada vez mais, as pessoas participam da natureza e de ambientes externos da casa.

Por que apostar no paisagismo?

A criação do paisagismo indo além da decoração na arquitetura residencial é uma aposta que pode render bons resultados.

Além de ser visualmente mais bonito, a escolha das áreas verdes ou pequenos ambientes com plantas trazem benefícios para os usuários dos ambientes.

Ou seja, se você construir uma edificação com essas áreas, você terá alguma lista de benefícios que podem ser vistos desde melhor circulação de ar, até mesmo um uso de ambiente para relaxar durante o dia a dia corrido.

Assim, no contexto global atual onde cada vez vemos menos áreas verdes, nada como ter a sua particular em sua edificação e, desse modo, aproveitar este espaço para as diversas funções, não é mesmo?

Outro fato a se atentar é que a implementação de áreas verdes, quando bem cuidadas, agregam um valor de até 15% a mais no imóvel.

Desse modo, levar a natureza pode ter mais vantagens que simplesmente melhorar o fluxo de ar e deixar uma área mais bonita em sua casa.

Para se ter ideia, é comum que condomínios de alto padrão e sustentáveis sejam dotados de áreas verdes com paisagismo nos locais. E isso pode ser desde plantas nativas – que preservam os biomas locais – como árvores que são colocadas lá pelo homem.

Então, os espaços podem ser utilizados por diversos meios. Podem ser utilizados para espaço de meditação, espaço de lazer, desenhos de piso e labirintos verdes para grandes áreas.

E qual a diferença entre paisagismo e jardinagem?

É comum o erro de achar que ambos significam a mesma coisa, já que uma área está ligada a outra.

Contudo, de modo resumido, o paisagismo tem a função de elaborar e planejar projetos verdes, enquanto a jardinagem executa e dá vida ao que está no papel.

Então, é por esse motivo que existe a maior confusão entre ambos os lados. Desse modo, podemos dizer que um não existe sem o outro e, assim, o paisagismo conseguirá acontecer e permanecer no ambiente.

Por que pedir para ter paisagismo na arquitetura?

Bem, como supracitado, os valores do imóvel podem ser aumentados de forma que ele valorize mais ainda. Afinal, uma área verde bem cuidada não é um gasto para sua casa, mas sim uma valorização dessa edificação.

Então, conheça outras vantagens de uma área verde bem planejada para valorização do paisagismo na arquitetura.

Primeiro, vamos imaginar que você possui uma grande área verde e, assim, tem diversas árvores diferentes. Assim, você pode gerar um sombreamento do espaço, gerando um refresco em seu dia a dia e até mesmo, em alguns casos, podendo ter árvores frutíferas em sua edificação.

Outra vantagem que as árvores trazem para a edificação é a redução da temperatura do ambiente.

Talvez você nem saiba, mas a poluição sonora pode ser reduzida, já que ele absorve ruídos da rua.

Podendo ser utilizado também para plantio de pequenas hortas e, assim, dar um valor diferente à culinária. Afinal, quem nunca sonhou com colher o seu próprio tempero e assim deixar a comida com um gosto melhor?

Por último, mas não menos importante, a aprimoração de ambientes com áreas verdes e paisagismos tem seu valor estético muito forte. A transformação dessas áreas em espaços relaxantes e promovendo o bem-estar geral dos usuários.

Então, desse modo, procure a Sólida Engenharia e Arquitetura e incorpore o paisagismo e a área verde em suas edificações. Com soluções criativas e que valorizem ainda mais o ambiente e bem estar de todos, estamos preparados para transformar aquele canto esquecido em seu lugar favorito de sua edificação.

Veja mais:

O que é uma perícia de imóvel?

COMPARTILHE